Rev. Marcelo Eduardo Cunha Smargiasse

Nascido em Guaxupé, MG, graduado em Letras e Teologia, mestre em Ciências da Religião com especialidade em literatura bíblica. Ordenado pastor presbiteriano em 23 de dezembro de 2000 e pastor da IPBut desde maio de 2004. Foi professor de Antigo Testamento na Escola Superior de Teologia/Mackenzie e no Seminário Presbiteriano do Sul.

 

 

Quaresma, Regeneração - 05/03/2017

Celebramos o primeiro domingo da Quaresma. Muitos nem sabem o que é a Quaresma. Nem sequer sabem o que significa o Carnaval, antiga festa do fim do inverno no hemisfério norte, que, na Cristandade, tornou-se a despedida da fartura antes de iniciar o jejum da Quaresma...

A Quaresma (do latim quadragésima) significa um tempo de quarenta dias vivido na proximidade do Senhor, na entrega a ele. Depois de batizado por João Batista no rio Jordão, Jesus se retirou no deserto de Judá e jejuou durante quarenta dias, preparando-se para anunciar o Reino de Deus. Vivia no meio das feras, mas os anjos de Deus cuidavam dele. Preparando-se desse modo, Jesus assemelha-se a Moisés, que jejuou durante quarenta dias no monte Horeb (Êxodo 24,18; 34,28; Deuteronômio 9,11 etc.), a Elias, que caminhou quarenta dias alimentado pelos corvos até chegar a essa montanha (1Reis 19,8). O povo de Israel peregrinou durante quarenta anos pelo deserto (Deuteronômio 2,7), alimentado pelo Senhor.

Leia mais...

Ano Novo: Tempo de Refletir e Planejar - 01/01/2017

Ano Novo é sempre assim: um monte de informações que viraram história no decorrer do ano inteiro revisitado naqueles programas de retrospectiva. Mas o fim do ano também se mostra como uma janela de esperanças: no ano que vem, prometemos concluir aquilo que era para este ano, fazer o que deveríamos ter feito neste ano etc. A certeza de um novo ano é um alento para todos que não conseguiram realizar o que planejaram.

Leia mais...

Mensagens dos Pastores

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” - Filipenses 4,4

Leia mais

 

“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.” - Tiago 5,13
Leia mais